7º Congresso Internacional de Educação Infantil

Apresentação

JUSTIFICATIVA

O fluxo de informações e pesquisas relacionados à infância, a demanda legislativa acerca dos últimos índices desta faixa etária e os profissionais envolvidos neste processo, indicam quão importantes e determinantes são os primeiros anos de vida nas futuras gerações. A Educação Infantil garante este destaque e passa a ser necessária e imprescindível em uma sociedade globalizada e mais humanizada.

Diante da diversidade cultural e com o advento da modernidade, contemplamos uma sociedade complexa, muitas vezes superficial e diferente dos padrões convencionais, principalmente no que se diz respeito às relações sociais e estrutura familiar. A criança, desde a mais tenra idade, é exposta às adversidades deste novo mundo que se apresenta a ela de forma rápida e intensa. Muitas vezes ela irá se deparar com esta realidade intensa e fluida, ao mesmo tempo em que se torna fundamental resgatar a humanização das relações sociais, através dos valores que abraçam a ética e a essência da existência humana. É com o foco neste indivíduo, no entorno que o abraça e nos vínculos que se estabelecem entre ele e o mundo, que a ASBREI – Associação Brasileira de Educação Infantil – está realizando o VII Congresso Internacional de Educação Infantil, nos dias 30 e 31 de agosto de 2013, no CBC – Colégio Brasileiro de Cirurgiões no Rio de Janeiro.

Com o tema: “Educação Infantil: O Despertar de uma Nova Prática Pedagógica”, o evento propiciará momentos de discussão, troca e aprendizado através de palestras, mesas redondas, oficinas e painéis destinados a profissionais da área de Educação.

Teremos a presença de personalidades reconhecidas por seu trabalho, nas diferentes áreas que interferem no desenvolvimento da criança e também de especialistas que apresentarão trabalhos desenvolvidos através de estudos e pesquisas na faixa etária de 0 a 6 anos.