eSocial e Instituições de Ensino

O objetivo do presente texto é abordar os impactos do eSocial no dia a dia das instituições de ensino. 

 

  1. 1.     O que é o eSocial ?

Trata-se de umprojeto do governo federal para unificar o envio de informações trabalhistas e previdenciárias.  Será uma verdadeira “revolução digital”, afetando funcionários, empregadores e suas relações com o governo.

 

  1. 2.     Quais os principais objetivos do governo com a implementação do eSocial ?

Com o aumento da transparência e qualidade das informações, os controles serão maiores, diminuindo a informalidade e a sonegação, o que obviamente aumentará a arrecadação.

 

  1. 3.     Quando o eSocial será implementado ?

O governo vem adiando o cronograma do eSocial, principalmente para permitir uma melhor adaptação das empresas a nova realidade. Como é um projeto que envolve Receita, Caixa Econômica, INSS e Ministério do Trabalho, também há necessidade de adaptação dos sistemas destes órgãos.

A última previsão é de que os testes sistêmicos do eSocial terão início em janeiro de 2015, com a completra implementação do projeto a partir de 2016.

 

  1. 4.     A Legislação trabalhista será alterada?

É importante ressaltarmos que não é uma mudança na legislação, mas uma completa alteração no tratamento das informações e no relacionamento das empresas com a Receita Federal, INSS, Ministério do trabalho e Caixa Econômica Federal. Ou seja, a lei será aplicada ao “pé da letra”, com fiscalização on line.

Como tudo estará digitalizado, os controles serão mais precisos, haverá total transparência das informações previdenciárias e trabalhistas; o “jeitinho” que damos em alguns procedimentos  deverão ser deixados de lado – abordaremos exemplos práticos a seguir.

 

DICAS IMPORTANTES

Citamos abaixo alguns procedimentos usuais das instituições de ensino que deverão ser eliminados com o advento do eSocial.

  • Funcionário que começa a trabalhar sem documentação completa: é uma prática comum nas instituições de ensino, que não será mais possível com o eSocial . Ou seja, para começar a trabalhar, será necessário que toda a documentação do profissional esteja na escola.
  • Programas de saúde e riscos do trabalho: tratamos os programas de riscos e saúde ocupacional dos trabalhadores como um custo desnecessário e que providenciamos em casos de fiscalização.  O cumprimento de tais programas será requisito indispensável para inserção do empregado na folha de pagamento; os exames médicos admissional, demissional e periódico também deverão ser realizados nas datas corretas.

 

  • Aviso de férias: os prazos de avisos de férias deverão ser cumpridos, a prática de definir as férias do profissional e acertar o aviso a posteriori também deverá acabar.

 

  • Contratação de autônomos: a contratação dos serviços de pessoa física autônoma – instrutores de judô, natação, balé, nutricionistas etc – ocorre, em sua maioria, sem a devida preocupação com a documentação. As escolas deverão rever esse processo, pois o serviço de autônomos deverá ser comunicado e incluso na folha de pagamento – ou seja, deixará de ser tratado apenas como a “emissão de um simples recibo de pagamento”

 

  • Fechamento da folha de pagamento antes do último dia do mês: é prática comum não esperar o último dia do mês para fechar o ponto dos empregados e fazê-lo em meados do dia 20 de cada mês. As escolas deverão rever seus processos internos, pois vários erros decorrem desse fechamento antecipado, que é conflitante com a legislação trabalhista e será constatado pelo eSocial

 

  1. 5.     Para finalizar, o que mais as escolas podem fazer ?

É importante que estejamos preparados para as mudanças que estão por vir.

Sugerimos que entrem em contato com seus contadores e iniciem um diálogo sobre o eSocial, discutindo quais procedimentos serão alterados no dia-a-dia. É fundamental preparar com antecedência os sistemas gerenciais das escolas, com ênfase na forma como as informações serão transmitidas aos contadores.

 

Frederico Venturini

Tre-Le-Lê Creche Escola